Os benefícios e malefícios do café descafeinado

Em todo o mundo, 760 bilhões de xícaras de café são consumidas anualmente. Esta das bebidas mais populares, infelizmente, não é adequada para todos. Os benefícios e malefícios do café descafeinado são debatidos há muito tempo, mas as descobertas são confusas.

Como o café descafeinado é feito

A tecnologia para se livrar da cafeína é chamada de descafeinação. A substância é removida industrialmente, preservando o sabor e o aroma básicos da bebida. Existem várias tecnologias.

Modo europeu:

  • grãos são imersos em água quente;
  • então a água é drenada;
  • adicionar reagentes químicos (acetato de etila ou cloreto de metileno);
  • a cafeína se dissolve, a solução é drenada;
  • lavado com água fervente e seco.

Este método remove com eficácia os restos de componentes nocivos e, na maioria das vezes, é ele quem o utiliza na produção.

Caminho natural

É utilizado um tipo especial de cafeeiro, no qual crescem os frutos, inicialmente livres de cafeína. Tais variedades foram encontradas no Brasil (Cofea arabica, Coffea charrieriana). Esses grãos diferem dos grãos de café comuns porque, no processo de mutações genéticas, perdem sua propriedade principal: em vez da cafeína, formam a teobromina.

Filtragem de carvão suíço

  • os grãos são imersos em água muito quente (água quase fervente);
  • a cafeína é removida deles;
  • os grãos são colhidos e a água passa por um filtro de carvão;

Como resultado, nenhuma cafeína permanece no café, enquanto os óleos aromáticos permanecem.

Existem outros métodos, mas os apresentados aqui são os mais populares. Graças à descafeinação, a bebida retém suas propriedades gustativas básicas e os danos de seu uso são significativamente reduzidos.

Interessante! As propriedades do café com a cafeína evaporada foram descobertas pela primeira vez no início do século 19, quando eles provaram os grãos de café embebidos após uma tempestade em um navio. Só mais tarde eles aprenderam sobre os perigos do efeito da cafeína no coração e, em 1930, uma campanha de marketing na América levou o produto ao auge da popularidade.

O que substitui a cafeína no café

O teor de cafeína durante o processo de descafeinização permanece, mas em quantidade tão pequena, que é comparável ao cacau que as crianças adoram (cerca de 2,5 a 3,5 mg), que não tem um efeito significativo na saúde.

Os benefícios do café descafeinado também permitem que as pessoas que preferem um estilo de vida saudável incluam esse tipo de bebida em seu cardápio diário, sem medo de prejudicar o corpo. Para melhorar as propriedades do consumidor, aromatizantes são adicionados ao produto.

Leitura recomendada:  Vinho quente: teor calórico, composição e contra-indicações

A composição e o conteúdo calórico do café descafeinado

É considerado aceitável se não mais do que 2,7 mg de cafeína permanecer no produto final.

O conteúdo de nutrientes no descafeinado:

  • 0,7 mg de vitamina PP;
  • 5 mg de cálcio;
  • 7 mg de fósforo;
  • 2 mg de ferro;
  • 85 mg de potássio.

Os benefícios desta opção sem cafeína são óbvios. Ele contém vitaminas e substâncias úteis em quantidade suficiente que podem reabastecer a dieta diária.

Quanto ao conteúdo calórico, a situação aqui permanece um tanto confusa: pode variar de 0 a 1 kcal por colher de chá do produto e até chegar a 15 kcal.Essa variação se explica pelo fato de diferentes fabricantes introduzirem na composição aditivos e aromatizantes que alteram as propriedades do valor energético da bebida.

Como o café descafeinado é bom para

Os benefícios da opção sem cafeína são:

  • nas propriedades antioxidantes que o ácido clorogênico fornece na composição;
  • melhorando a absorção de glicose, o que ajuda a prevenir diabetes tipo 2;
  • minimização da ocorrência de câncer de próstata - devido à grande quantidade de trigonelina, cafeestol, quinino;

Além disso, o café descafeinado normaliza a pressão arterial.

Importante! O descafeinado retém propriedades úteis como estímulo à atividade e bom humor, tão apreciadas no café tradicional.

Como preparar e beber café sem cafeína

A água é um dos principais ingredientes e deve atender aos seguintes critérios:

  • seja transparente;
  • não tem um odor forte e desagradável;
  • passar por filtração - para obter bom gosto.

Um algoritmo simples permitirá que você prepare uma bebida aromática saudável para você e seus amigos:

  • ferver água;
  • adicione 10 g de café (duas colheres de chá) a um copo de 180 ml;
  • despeje água fervente;
  • deixe fermentar por 3-4 minutos.

Danos do café descafeinado e contra-indicações

A medicina baseada em evidências não mostrou danos graves ao descafeinado. No entanto, existem algumas observações aqui:

  1. A American Heart Association, ao observar seu consumo, encontrou um aumento significativo no teor de ácidos graxos livres - até 20%, o que significa os riscos de um aumento no nível de colesterol "ruim", cujas propriedades são notórias por bloquear vasos sanguíneos e o desenvolvimento de aterosclerose.
  2. O Decaf é capaz de reduzir significativamente a pressão arterial, o que pode afetar a deterioração da saúde de pacientes hipotônicos. E, ao contrário, pacientes hipertensos podem usar essa propriedade com benefício sujeito à restrição - não mais que 1 xícara por dia.
  3. O insignificante resíduo de cafeína na bebida guarda contra-indicações para crianças e gestantes.
  4. Se uma tecnologia que usa solventes for usada na produção, os danos à saúde aumentam significativamente.
  5. O efeito negativo da variante sem cafeína no trato gastrointestinal foi comprovado devido ao aumento da secreção de suco gástrico e ao aumento dos danos ao desenvolvimento de gastrite e úlceras.
  6. Como o café comum, uma bebida sem cafeína também influencia a lixiviação de cálcio, que pode danificar articulações e ossos.

O café descafeinado pode ser usado por mulheres grávidas e lactantes

Já para as mulheres "em posição", durante o curso normal da gravidez, a bebida não é proibida quando consumida em quantidade limitada e controlada.

Leitura recomendada:  Por que a Coca-Cola é útil?

Em caso de complicações da gestação, o uso de pequenas doses de cafeína aumenta a possibilidade de provocar consequências desagradáveis ​​- até a interrupção da gravidez.

É melhor para uma mãe que amamenta excluir totalmente o café descafeinado. Pequenas quantidades de cafeína prejudicam a saúde e o sistema nervoso do bebê. O dano potencial de tecnologias à base de solvente pode se manifestar como uma ameaça para o bebê.

Marcas populares de café descafeinado

Dependendo das preferências, você pode comprar versões instantâneas e moídas de feijão na loja.

  • feijões: na maioria das vezes, é Arábica colombiana ou etíope (café de Montana);
  • terra: representados pelas marcas: Lucaffe Decaffeinato Café Altura, Lavazza Green Mountain Coffee Dek Decaffeinato;
  • solúvel (mais populares e comprados): Embaixador Platinum Nescafe Gold Decaf, Jacobs Monarch, etc.

Adendo! Ao escolher um produto, você deve ler atentamente a embalagem. Após o nome, devem constar as seguintes marcações: Descafeinado, Descafeinado.

Qual café é melhor escolher: com ou sem cafeína

Se houver problemas de saúde, o descafeinado é a melhor escolha. Você pode perder um pouco nas propriedades revigorantes, mas ganha ao reduzir os danos do café descafeinado para o sistema cardiovascular.

O café descafeinado é totalmente contra-indicado na amamentação, hipotensão, aterosclerose, úlceras estomacais e gastrite.

Em todos os outros casos, sujeito à necessidade diária de 2 a 4 xícaras por dia, a bebida trará mais benefícios do que o café normal.

Conclusão

Os benefícios e malefícios do café descafeinado dependem principalmente do estado de saúde. O descafeinado é uma ótima opção que permite aos apreciadores de bebidas reduzir os riscos de estresse no sistema cardiovascular, mantendo o sabor, o aroma e as propriedades revigorantes.

Avaliações

Vasily Kulikov, 67 anos, Kursk
Os médicos disseram que tenho hipertensão. Proibido beber café. A esposa encontrou uma saída - mudar para um mais saudável, descafeinado. Agora posso me agradar, porque é muito difícil abandonar completamente minha bebida favorita.
Maria Krivina, 23 anos. Taganrog
É ótimo que haja uma tecnologia que permite não abrir mão da deliciosa bebida, mas reduzir as consequências negativas. Tento não economizar, escolhendo boas variedades para obter o máximo de benefícios do café inofensivo.
Maria Zhukina. 52 anos. Nizhny Novgorod
Gosto muito de tomar café de manhã. Mas há algum tempo comecei a me limitar, porque sinto que me viciei em café. Só há mais energia no início, a euforia desaparece na hora do almoço, e novamente você tem que aumentar o tom. Então eu li que a cafeína realmente esgota os recursos do corpo. Não sei se poderei recusar totalmente, mas a opção "cinquenta a cinquenta" ainda está bem.

Link para a postagem principal

Saúde

a beleza

Comida